Universo DipnLik

Notícia

Você já conhece o tchoukball?

Você já ouviu falar em Tchoukball? O esporte se assemelha ao handebol e ao vôlei, mas é diferente deles em vários sentidos. Nele, por exemplo, não é necessário separar as equipes em masculina e feminina: aqui, todo mundo joga junto.

Criado na Suíça e incentivado pela ONU, o tchoukball chegou ao Brasil durante os anos 1980 e é conhecido como “o esporte do século 21”. A principal diferença entre ele e as demais modalidade é que, além de não haver contato físico entre os atletas, seu foco não é a competição, e sim a cooperação.

O que torna o esporte único é que todos os participantes podem realizar suas jogadas sem ser interrompidos. Os defensores não podem impedir os atacantes, sua função é acompanhar a jogada e se preparar para pegar a bola depois que ela é jogada no “gol”. Se ela cair no chão, é ponto para a equipe atacante. Se não, o jogo continua e o outro time tem a chance de atacar.

Essas diferenças foram o principal motivo para que Sérgio Negrão, diretor da Nutricandy, empresa que detém a marca DipnLik, resolvesse patrocinar a equipe brasileira. “Apoiar uma modalidade que integra tão bem meninos e meninas é dar oportunidades de exercício de cidadania”, explicou o executivo.

Agora que você já sabe de tudo isso, quer aprender a jogar? Vamos às regras!
- Cada equipe é formada por sete jogadores que jogam em uma quadra semelhante à do basquete.
- O tchoukball é praticado com uma bola e os gols são quadros semelhantes a trampolins, inclinados em 55o;
- O objetivo de cada equipe é fazer com que a bola rebata em um dos quadros para que ela caia na quadra sem que a outra equipe a recupere.
- Para arremessar no quadro é permitido que cada equipe dê até três passes;
- Durante o ataque, a outra equipe não pode interceptar a bola ou atrapalhar o adversário. Todo ato de perturbação no jogo é proibido, os jogadores são livres para desenvolver quase todos os movimentos sem ser impedido;
- Não há um lado para cada equipe, o campo de jogo é compartilhado por todos.

Aprendeu? No site da Associação Brasileira de Tchoukball (www.tchoukball.esp.br), você fica sabendo aonde praticar o esporte e ainda confere os vídeos das partidas da seleção brasileira!