Universo DipnLik

Notícia

Monstrinhos fofos, quem não curte?

A vida com visual clean é toda uma funcionalidade e perfeição, onde o supérfluo é dosado com muita parcimônia. Mas, quem não curte uma boa bagunça? E no meio dela, ter todos aqueles adoráveis objetos de desejo que fazem a nossa vida mais alegrinha? Principalmente quando eles são absolutamente inúteis e servem apenas para satisfazer nossa vontade de tê-los e ficar olhando para eles (há até quem acredite que eles fazem o mesmo, para nós...)? De Gremlins a Pokémon, já está mais do que provado que todo mundo ama um monstrinho. Especialmente se ele for do tipo “adorável”. Mas como - infelizmente - não existem no mundo real, temos que nos contentar com os filmes e games, certo?

Errado. Mais do que os ursinhos fofos e a Barbie perfeita, o boneco monstrinho mostra um pouco do nosso lado B. Mistura de rebeldia, simples pé-na-jaca e individualidade, os monstrinhos de hoje são muito diferentes do simplório “Mug” dos anos 60, uma coisinha preta e gordicha de feltro, vestida de xadrez vermelho. São comprados em sites e lojas especializadas, onde a maioria “descende” das franquias de filmes e séries de Hollywood e não são para crianças. E mais: estes mesmos “kidults” ou adultos que querem recordar sua faceta pirralha, escondida em algum lugar do passado, não hesitam em desembolsar uma grana das mais pretas por um monstrinho numerado, de edição restrita. Ou, desejo dos desejos, uma peça única.

É o que faz a fama do artista plástico Santani. O rapaz russo de apenas 23 anos fabrica seus monstrinhos artesanalmente utilizando diferentes tipos de cerâmicas plásticas e tecido de pelúcia para revestir os bonecos. Os monstrinhos são tão realistas que uma das perguntas que ele mais recebe sobre seu trabalho é se ele usa pele de verdade na confecção dos bichinhos. A má notícia é que ele ainda não vende suas criações fora de seu país.

Mesmo assim, ele não tem como aceitar mais pedidos, mesmo com os monstrinhos ficando tão conhecidos mundialmente. Ele diz que assim que conseguir colocar todas as encomendas pendentes em dia, ele fará uma conta no ETSY ou no EBAY e começar a vender para o mundo todo.