Universo DipnLik

Notícia

Animais, sob um novo olhar: Raios-X

A galeria disponibilizada pelo site Vírgula, em si, já é o bafo. São diversas imagens – retrabalhadas com cenários – nas quais animais vertebrados, dos mais diversos, são mostrados pelo lado da sua “beleza interior”, revelada pela exposição aos raios –X. Só o inusitado mostrado por este ângulo, já vale a sua olhada. Entretanto, o novo olhar também revela, sob pele, carne, penas, penas e escamas, o bastante sobre alguns preceitos básicos da biologia.

O primeiro destes fatos nos desvenda um denominador comum: o complexo coluna vertebral + crânio. Todos os demais ossos se agrupam e funcionam coordenados, todos em unidade com este importante passo evolutivo. Com ele surgiram todos os animais com ossos. E ao longo dele, foram sendo acrescentados ou retirados uns e outros, nascendo, assim, as espécies. Uma cobra, por exemplo, que não tem barbatanas, cristas, chifres ou pernas, é toda crânio e coluna. E pra ela, basta.

Outro ponto legal para se observar são os membros. Quando existem, são sempre quatro e simétricos. Embora os ossos possam ser maiores ou menores, podemos constatar que são sempre os mesmos. Às vezes, o corpo os esconde, como os joelhos do pinguim ou as “perninhas” da arraia. Ou são disfarçados, sob novas aparências, como frutos da evolução. Por exemplo, a asa do morcego nada mais é do que o conjunto braço + mão + dedos, tudo unido por uma membrana que se torna a asa do bicho!

Tudo isso só confirma a teoria evolutiva, que todos nós, seres humanos, viemos de um ancestral comum, de um ser, conforme dizem os cientistas – e confirmado pelo projeto genoma – que deveria ser um mamífero primitivo, evoluído de lagartos e antes disso, de peixes! E pasme: provavelmente, era um pequeno roedor. Saque o seu DipnLik, passeie pelas imagens e faça você também suas descobertas!

Viagem Raio-X: Ingresse já, clique: http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/animais/galeria-traz-imagens-impressionantes-de-raios-x-de-animais#image0